Histórico da ADCAP RS

Histórico


A história de uma Associação se constrói com fatos que irão nortear as diretrizes de sua eficiência e real interesse em servir aos seus associados. Com este propósito a ADCAP/RS enfatiza uma verdade essencial para o sucesso de nossas ações: A participação dos nossos associados.

A ADCAP, com atuação renovada, apresenta propostas e busca consenso sobre o POSTALIS/POSTALPREV, Fundação Saúde dos Correios, Plano de Carreira e Remuneração, PLR, Incorporação de Função e outros temas de interesse dos associados. Interesses estes comuns e que devem ser tratados de forma clara, transparente e corajosa para que alcancemos os objetivos esperados.

Vivemos um novo tempo, com novos paradigmas. Sobre alguns deles precisaremos nos reposicionar, sermos mais abertos a novas idéias, novos valores. Sobre outros, precisaremos participar na construção destes novos valores, oferecendo propostas, encaminhando discussões. Sobre alguns, no entanto, precisaremos lutar, defendendo os verdadeiros interesses de uma Instituição que se impôs pela sua qualidade e, mais do que isso, pela sua eficiência e sucesso neste mercado extremamente disputado, garantindo não apenas o cumprimento de nossa missão, mas também a manutenção do emprego direto de mais de 120 mil pessoas.

A todo esse esforço damos o nome de democracia, ou melhor, se define o exercício da democracia. Neste cenário entendemos estar o nosso principal desafio, ou seja, temos o papel de atuar decisivamente no sentido de que os legítimos interesses de nossa Empresa sejam respeitados contribuindo, como sempre, para a construção desses novos valores.

A participação dos profissionais de nível superior, técnico e médio da ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em inúmeros projetos, participando de trabalhos junto a vários órgãos governamentais e outros, contribuindo de modo expressivo para o desenvolvimento da ECT, que ocorreu nas décadas de 70, 80 e 90.

A necessidade de criar uma associação de profissionais começou diante das diversidades enfrentadas por esses profissionais, como as resistências às mudanças no ambiente organizacional, a necessidade de reconhecimento do curso de Administração Postal fora da ECT e outros.

E para suprir essa necessidade, a ADCAP foi fundada em dezembro de 1986, na cidade de São Paulo, atuando hoje com sede na cidade de Brasília/DF, denominada ADCAP Nacional, tendo representação nos Estados através de Núcleos Regionais, no nosso caso ADCAP/RS. O Núcleo do Rio Grande do Sul foi fundado em julho de 2001 e conta atualmente com 456 associados.

A ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DA ECT - ADCAP é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de duração indeterminada.

Toda categoria de empregados precisa estar bem representada em defesa dos interesses coletivos. Uma das grandes preocupações em fortalecermos a Associação é devida ao fato de que precisamos ter uma atuação efetiva junto à Empresa e demais órgãos oficiais, visto que é de conhecimento geral que a categoria, formada principalmente por profissionais de nível Técnico, Superior, e Médio não tem essa representação através do atual sindicato, que inclusive vem propondo nos dissídios reajustes diferenciados para os empregados dessa categoria em relação ao reivindicado para o nível básico.

Para conhecimento, reproduzimos a seguir os objetivos da Associação, conforme consta no art. 3º do nosso Estatuto, o qual se encontra disponível no nosso site:

Art. 3º. São finalidades da Associação:
I - representar seus associados, em juízo ou fora dele;
II - promover a integração de todos os associados;
III - propiciar o intercâmbio técnico-cultural entre seus membros;
IV - promover atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas para os associados e seus dependentes;
V - proporcionar auxílios e benefícios aos associados e seus dependentes, diretamente ou por ajuste com terceiros;
VI - promover o desenvolvimento profissional de seus membros, nas diversas atividades por eles exercidas;
VII - orientar e disciplinar o exercício profissional dos associados, consoante com os padrões técnicos e éticos estabelecidos em lei ou ditados pela consciência de seus membros em código especifico;
VIII - ser uma entidade de utilidade pública, trabalhando para o progresso e desenvolvimento da sociedade humana; e
Parágrafo 1º. A Associação procurará manter intercâmbio com as Associações congêneres, nacionais e estrangeiras, respeitados os dispositivos estatutários.


Inovando Sites Criação de Sites